Na manhã desta quarta-feira (9/10), na regional Nacional, aconteceu o lançamento do projeto “Rios Limpos” com o objetivo de combater os lançamentos irregulares de água e esgoto nos cursos d´água. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência de Controle Ambiental e em parceria com a COPASA, o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Na mobilização, de caráter educativa, foram visitadas 62 residências, onde quatro grupos multidisciplinares entregaram uma carta e um guia com informações e orientações jurídicas sobre como realizar a regularização do imóvel junto aos órgãos competentes. “Com o levantamento feito pelo grupo de factíveis e o apoio logístico da Administração Regional Nacional, visitamos mais de 60 casas e realizamos uma abordagem educativa, trazendo até os moradores, os motivos legais e ambientais que levam eles a terem que regularizar o lançamento dos esgotos de suas moradias”, explicou o superintendente de Controle Ambiental da Semad, Eric Machado.
Foi dado um prazo de 60 dias para que os moradores providenciem as regularizações e adequações necessárias. Após esse prazo, a fiscalização municipal iniciará uma ação de vistoria nos imóveis.
Factíveis
O grupo de factíveis tem como objetivo, analisar e combater os lançamentos irregulares de água e esgoto nos cursos d´água do município, evitando assim que poluam as bacias da região.